955524665

Pesquisas sobre Mindfulness

Nos últimos 10 anos, a meditação tem ganhado muita atenção no ocidente, criando um novo campo de estudo, a Neurociência Contemplativa. São mais de 10mil estudos elaborados pelas universidades mais respeitadas do mundo, dando pleno respaldo as técnica e seus benefícios fisiológicos e emocionais.

Genes e seu destino

Estudo feito pela Universidade de Wisconsin-Madison,  Phd Dr. Richard Davidson 

 

Seus genes não determinam o seu destino, especialmente se você meditar, de acordo com um estudo recente realizado por pesquisadores da Espanha, França, e da Universidade de Wisconsin-Madison.
O estudo colocou um grupo de meditadores praticantes de Mindfulness em uma situação bem estressante. Os genes e hormônios que geralmente disparam em resposta ao estresse permaneceram tranquilos, sinalizando uma resistência saudável por parte dos praticantes, o que pode levar a uma vida mais longa. Por outro lado, a resposta do grupo controle foi bem alta. Os meditadores não tem melhores genes, apenas adquirem com a prática, a capacidade de regular o modo como esses genes afetam seus corpos e saúde. No Mindfulness praticamos a resiliência emocional: ao levar a atenção a respiração, aceitar o momento presente como ele é, entendemos enfim, que nada é permanente e que a respiração é o caminho mais simples e eficiente para retomar mais rapidamente ao nosso estado natural, que é pura calma e tranquilidade.

Decisões Racionais

Elizabeth Weise - Meditation Makes People More Rational Decision Makers.

 

Pesquisas mostram que Mindfulness pode reprogramar o cérebro para ser mais racional e menos emocional. Quando é necessário tomar uma decisão, meditadores demonstram aumento na atividade na ínsula posterior do cérebro, área relacionada ao processo racional de tomada de decisão.  Isto faz com que eles tomem decisões baseadas mais em fatos do que em emoções.

Meditação melhora o sistema imunológico

Estudo científico dos Phds Dr. Richard Davidson e Jon Kabat-Zinn publicado no Official Journal of The American Psychosomatic Society

 

Um recente estudo cientifico feito com participantes do Programa de 8 semanas de Mindfulness em comparação com não-meditadores mostra mudanças no padrão cerebral associados com efeito positivo do sistema imunológico para ativar e produzir anticorpos. Todos os participantes (meditantes e não meditantes) tomaram a vacina contra gripe. O grupo de meditantes apresentou um aumento bem maior de anticorpos para gripe.

Bhanu Mindfulness Corporativo

  R. Alves Guimarães 1437     Pinheiros    São Paulo 

11 974339008      milca@bhanu.com.br